PLATANUM – TUTORIAL – Banco de Dados

Criando Banco de Dados

No projeto SkeletonApp.Net há uma pasta [Database\SQLServer], contendo o arquivo [SKELETON.BAK] que trata-se de um dump do SQL Server 2012 do banco de dados pronto para uso.

Caso você não tenha o SQL Server Express, você encontrará para download da versão 2012 no link: https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=43351, baixe o banco de dados e também a ferramenta Management Studio.

Não é necessário possuir uma licença paga do SQL Server, você poderá utilizar as versões SQL Server Express da Microsoft.

Os Scripts disponibilizados para o banco de dados da plataforma estão escritos em SQL Server, porém como o Framework de persistência é o NHibernate, pode-se utilizar qualquer banco de dados que o NHibernate utilize.

Restaurando dump

Depois de instalado, faça o login no banco pelo Management Studio conforme a imagem:

Login-SQLServer-ManagementStudio

Depois de autenticado, clique com o botão direito do mouse sobre [Databases] e no context-menu [Restore Database].

RestoreDatabase-SqlServer

Após, quando abrir a tela [Restore Database], selecione a opção [Device] e clique sobre o botão […], navegue pelos diretórios até encontrar o arquivo [SKELETON.BAK].

RestoreDatabase-SqlServer-2

RestoreDatabase-SqlServer-3

Após encontrar o dump .BAK do banco de dados, clique em [OK] para adicionar ao SQL Server. Se o banco subir com êxito, aparecerá a mensagem abaixo:

RestoreDatabase-SqlServer-4

Criando estrutura do banco através de Script

Mas caso deseje criar seu próprio banco de dados, há possibilidade de utilizar os dois Scripts:

  • [01_ESTRUTURA_FRAMEWORK_SQLSERVER.SQL]
  • [02_CARGA_FRAMEWORK_SQLSERVER.SQL]

Os quais devem ser executados em sequência.

Se autentique no SQL Server através da ferramenta Management Studio, após, clique botçao direito do mouse sobre [Databases] e em [New Database].

CreateDatabase-SQLServer-1

Preencha o nome do banco de dados [SKELETON], e defina o [PATH] onde serão salvo os arquivos [ldf e mdf] do banco de dados.

CreateDatabase-SQLServer-2

Depois clique em [OK], verifique se o banco foi criado com sucesso. Neste momento ainda não há tabelas, você criou um banco vazio. Agora vamos executar os Scripts.

CreateDatabase-SQLServer-3

Clique em [File>>Open>>File…] e encontre o arquivo [01_ESTRUTURA_FRAMEWORK_SQLSERVER.SQL].

CreateDatabase-SQLServer-4

Antes de executar, tenha certeza que selecionou o banco de dados correto para executar o script [SKELETON]

CreateDatabase-SQLServer-5

Agora, simplesmente é executar o script, clicando sobre o botão [Execute] na barra de ferramentas. Caso o script tenha executado com sucesso, você verá abaixo uma tela com o título [Messages] e ao final dela, na barra, terá um ícone verde informando que executou com sucesso e uma mensagem [Query executed successfully].

CreateDatabase-SQLServer-6

Após, você deve fazer o mesmo procedimento de abrir arquivo, porém agora procure o script [02_CARGA_FRAMEWORK_SQLSERVER.SQL]. Tenha certeza novamente que o banco de dados esteja selecionado o [SKELETON]. E clique sobre o botão [Execute]. Novamente ser estiver executado correto, você verá abaixo uma tela com o título [Messages] e ao final dela, na barra, terá um ícone verde informando que executou com sucesso e uma mensagem [Query executed successfully].

CreateDatabase-SQLServer-7

Para conferir se foi criado a estrutura de tabelas, ao lado esquerdo exite a tela [Object Explorer], no banco de dados [SKELETON], clique com o botão direito do mouse e na opção [Refresh], depois abra a pasta dentro do banco chamada de [Tables], e veja se estão listadas as tabelas conforma a figura abaixo:

CreateDatabase-SQLServer-8